Definição original
" As exposições são montadas a partir do desejo de comunicar uma idéia, um tema, um conjunto de artefatos, uma coleção inusitada, parte da obra de um artista, um recorte conceitual sobre determinado acervo museológico, enfim, abrange ações de selecionar, pesquisar, documentar, organizar, exibir e difundir." (MATOS, 2016, p.4)."
"Nas exposições a narrativa atua como um ativador cultural na forma monológica, mas redimensionando-se para uma interação capaz de estabelecer uma troca de experiências e intersubjetividade agradável aos usuários e profissionais de museus. Sua organização busca tornar visível uma ordem não explícita das coisas e se realiza quando a linguagem se entrecruza com o espaço. Por isso, o objeto descontextualizado (retirado de um meio ou funcionalidade) necessita de introdução em um contexto, sendo possível assim, ampliar suas significações para torná-lo inteligível ao público visitante (ENNES, 2003, p.7). (MATOS, 2016, p.4). "
"Desse modo, a montagem de uma exposição implica definir a metodologia, pensar o processo de gestão, elaborar o planejamento, organizar o cronograma, captar recursos financeiros e promover a avaliação. Sendo os profissionais responsáveis pela elaboração e montagem da exposição: o Curador, o Arquiteto, o Designer Gráfico e o Coordenador/Gestor. A distribuição de produtos gráficos como cartazes e folder, convite, propagandas em redes sociais e material educativo são de extrema importância para que a exposição seja bem sucedida." (MATOS, 2016, p.5)