Informações
"O presente trabalho é uma compilação de dados coletados em diferentes bibliografias, indicadas na página 4, sobre todas as edições das Exposições (ou Feiras) Mundiais (ou Universais). Está organizado por edição do evento e foram selecionados imagens e trechos de textos em seu idioma original para serem revisitados e editados durante a pesquisa e redação da dissertação. Este trabalho se torna um banco de dados de consulta sobre as Exposições Mundiais e sua arquitetura.
A denominação exposição / feira mundial / universal varia de acordo com cada idioma, de forma que para este trabalho foi adotado o nome "Exposições Mundiais". As feiras e exposições comerciais ocorriam na Europa desde o século XVIII, porém foi a Grande Exposição dos Trabalhados da Industria de Todas as Nações, sediadas em Londres, em 1851 que foi considerada a primeira Exposição Mundial em função do seu carácter internacional, tendo participado vinte e dois cinco países.
A organização cronológica da primeira à penúltima edição levantou as seguintes informações: Dados quantitativos do evento; Imagens ilustrativas das edificações e das implantações; Desenhos técnicos, quando possível; Inovações tecnológicas ou curiosidades de âmbito cultural ou arquitetônico apresentadas em cada edição. O levantamento bibliográfico acerca da crítica ou análise das edições entrará somente nos capítulos da dissertação, tendo neste trabalho entrado somente quando continham dados escritos ou qualitativos" (ROCHA, 2017, p. 2-3).