-
Dictionnaire encyclopédique de muséologie
- Voltar
Miniatura

Nome da publicação
Dictionnaire encyclopédique de muséologie
Ano
Local da publicação
Resumo
A museologia questiona o campo museológico: sua riqueza e diversidade, seu funcionamento, as missões e o lugar do museu em nossas sociedades. A museologia reflete a extensão considerável dada à própria noção de museu. Este dicionário de 500 termos de museologia está disponível pela primeira vez no mundo de língua francesa. Inclui 21 artigos enciclopédicos que apresentam as noções fundamentais que moldam a paisagem museológica contemporânea. (Sinopse do manual, presente no site do ICOM)
O lançamento do Dicionário Enciclopédico de Museologia aconteceu no dia 10 de maio de 2011, durante o colóquio O museu, teatro de objetos? Impactos das novas tendências e responsabilidades éticas organizadas no âmbito do 79º congresso da Association francophone pour le savoir (Acfas).
Dirigido por André Desvallées, curador honorário do patrimônio geral (Museus da França), e François Mairesse, professor da Universidade de Paris 3 (Sorbonne nouvelle) e da École du Louvre, este projeto nasceu há quase vinte anos no Conselho Internacional de Museus (ICOM). Iniciado pelo Sr. Desvallées em 1993, o projeto de tesouro de museologia foi desenvolvido no âmbito do Comitê Internacional de Museologia (ICOFOM).
Na confluência de outras ciências sociais, a museologia responde pela riqueza do campo dos museus e questiona o funcionamento, o status, as missões e o lugar dos museus em nossas sociedades. Do museu estrela à arquitetura suntuosa e ao pequeno museu local, a folha de uma pequena comunidade, passando por experiências de museu (cibermuseus, museus de papel e museobus), a museologia se interessa por todas as formas de museu e reflete a extensão considerável dada à própria noção de museu.
O livro torna possível apreciar o escopo e o dinamismo da disciplina, em particular por:
- 21 artigos enciclopédicos que apresentam as noções fundamentais que moldam a paisagem museológica contemporânea. A comunicação, a gestão, o património e tantos outros suscitam assim um estudo atento e aprofundado, em forma de ensaios que abarcam os problemas com que hoje se defrontam os museus;
- Um dicionário de 500 termos de museologia - a primeira no mundo francófono;
- Três rotas visuais pontuando a obra com abundante iconografia. (Explicação do conteúdo do manual, contido no site da "Société des Musées du Québec" )
Instituições / Órgãos responsável pela publicação
Referência
DESVALLEES, Andre; MAIRESSE, François (Dir.). Dictionnaire encyclopédique de muséologie. Paris: Armand Colin, 2011
Link da publicação
A publicação está disponível apenas para a compra da sua versão física. Link para mais informações: < https://www.musees.qc.ca/fr/professionnel/pdf/2011_dico_encyclo_museologie.pdf >