Resumo
A revista Mouseion foi o periódico do então Escritório Internacional de Museus, pertencente à Liga das Nações (órgão que antecedeu a ONU - Organização das Nações Unidas. Os escritórios funcionavam como os atuais comitês da ONU). O Escritório Internacional de Museus era vinculado ao Instituto Internacional de Cooperação Intelectual.
A Revista Mouseion foi publicada entre os anos de 1927-1946 (a data de encerramento não é muito exata). É válido ressaltar que não houve periodicidade na publicação da Mouseion, por conta do confuso período Entre Guerras e da própria Segunda Guerra Mundial.
A Mouseion trata de variados temas (cada número da revista traz uma temática diferente), como conservação, preservação e restauro; gestão de risco; propostas e estudos de expografia e de expologia; tratamento de pinturas; estudo sobre galerias locais (França) e internacionais; etc. O grande foco das discussões é sempre a gestão de risco, uma vez que a Europa vivia um conturbado período histórico, com guerras civis e mundiais.
Outro ponto importante a ser ressaltado é que o Escritório Internacional de Museus se tornou o atual ICOM - Conselho Internacional de Museus e a revista Mouseion ganhou outro formato e foco, tornando-se a atual "revista Museum".